quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Bem mais um ano vem acabando, e que ano (e não digo isso positivamente, e sinceramente, nem negativamente). Na verdade esse foi um ano como todos os outros, com muita violência, corrupção e acidentes.

Pra começar esse ano foi marcado mais uma vez pela violência... A começar pelos crimes hediondos aos quais foram vítimas Eliza Samúdio e Mércia Nakashima, crimes que fizeram qualquer "Datena" da nossa TV estourar na audiência. Essa efervescência voltou ao seu ápice em novembro quando a polícia carioca invadiu o Complexo do Alemão, e mais uma vez, o Brasil parou pra ver. A violência foi tão o assunto do ano, que o filme de maior bilheteria no ano no país foi Tropa de Elite 2.

O esporte também foi assunto esse ano, afinal foi ano de Copa do Mundo, mas infelizmente nossa Seleção comandada por Dunga foi eliminada nas Quartas de Finais. Alegria para os holandeses, ou melhor, para os espanhóis, que pela primeira vez sagraram-se campeões do mundo, aproveitando-se de um Mundial de qualidade pífia, e de um Brasil mais pífio ainda.
Falando em primeira vez, Sebastian Vettel foi campeão do mundo da Fórmula 1 pela primeira vez, e olha que ele deixou muita gente feliz (inclusive eu), e nem é que goste tanto do rapaz, mas só de ver o Alonso, ou melhor a Ferrari, ou então os dois, perderem o título foi lindo, principalmente após a "entrega" de Massa no GP da Alemanha. Mas a palavra entrega foi muito utilizada também no Campeonato Brasileiro, ou será que já esquecemos o que fez São Paulo e Palmeiras para auxiliar o Fluminense (que passou de campeão brasileiro a Tri) e prejudicar o rival Corinthians, Corinthians, inclusive, que passou de Centenário a Sem Ter Nada...

Agora já pra encerrar, vamos falar do que mais interessa (ou o que menos), ou seja, falemos de Política, afinal esse foi um ano agitado em Brasília (agitado é modo de dizer, afinal, foi um ano de Carnaval, Copa do Mundo e Eleições). Foi um ano tão agitado que os nossos nobres deputados votaram às pressas um projeto para aumentar seus próprios salários em mais de 60%. Ainda falando em deputados, foi um ano de renovar o Plenário, e nós eleitores o fizemos votando em gente séria como no deputado federal mais votado do país Tiririca (que recebeu mais votos do que o candidato à Presidência e Comediante Stand Up Plínio de Arruda Sampaio).
O mais incrível porém foi que Tiririca provou que sabia ler... E Maluf foi aprovado no Ficha Limpa, apesar de ser o maior ficha suja da história... Ironias que só ocorrem aqui no Brasil, como a ironia que teremos a primeira Presidenta da história dessa nação! Mas parando pra pensar, quem ganhou foi a Dilma...
Mas as mulheres dominaram o ano, além de Dilma, Weslian Roriz dominou o noticiário político. Weslian que assumiu a posição na chapa no lugar do seu marido, Joaquim Roriz, que desistiu da campanha antes de o STF decidir se permitia ou não o registro, devido a denúncias de corrupção no governo do DF.
Foi o último ano do Presidente Lula à frente do país, o presidente mais popular da história e que deixa nada mais, nada menos 10,75% de Taxa Real de Juros. Foi o último ano também de Tuma e Quércia (em vida) e de José Alencar... Ops, esse ainda não foi o último ano dele não...

Contudo, 2011 já bate à nossa porta, e isso renova a esperança de todos nós brasileiros para que no ano que vem possamos enfim gozar de justiça, paz e alegria. Até porque: "Pior do que tá não fica..."

Um comentário: