sábado, 24 de abril de 2010

Caixa 2 no Paraná

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) atiçou ainda mais os já exaltados ânimos na Assembleia Legislativa, ao afirmar reiteradamente nessa semana, que todo político brasileiro faz uso de caixa dois para financiar suas campanhas eleitorais. As declarações causaram polêmica e incomodaram outros parlamentares, que cobraram de Canto provas de suas afirmações. O petebista não recuou, e repetiu a opinião em discurso no plenário da Casa. (Veja o vídeo abaixo)



“Caixa dois é a arma mais mortal da democracia. É invisível, rápido, funciona e geralmente ganha”, garantiu. Dizendo não ter medo de enfrentar a crise que a Assembleia vive, por conta das denúncias de funcionários fantasmas e outras irregularidades, o parlamentar defendeu ainda, o presidente da Casa, deputado Nelson Justus, que vem sendo pressionado a se afastar do cargo por conta das acusações. “Se for afastar o Nelson Justus, tem que afastar todos os deputados”, disse.

Canto alegou ainda que os problemas da Assembleia são antigos, e se repetem por omissão dos próprios parlamentares. “Nós nunca fiscalizamos. Fiscaliza-se os outros poderes, mas não a nossa Casa”, disse. O petebista citou como comprovação dessa omissão, a votação das prestações de contas da Assembleia, que passa pelo plenário. “Quando vem a prestação de contas, votamos sem questionar”, explicou.

O deputado citou ainda como indício do uso de caixa dois, os gastos dos pré-candidatos ao governo nesse período anterior à campanha oficial. “E esses candidatos que estão viajando por aí, com aviões e assessores. Quem é que paga isso?”, questionou.
Dois parlamentares rebateram as afirmações de Canto, e cobraram dele provas das declarações. “Cada um aqui é maior de idade e sabe que responde pelos seus atos. Nunca tive uma denúncia na Justiça. Nem por isso quis posar de santinho na tribuna. Se alguém tiver alguma coisa contra um deputado que prove. Renuncio ao mandato amanhã. Demagogia, carona e oportunismo em ano de eleição é fácil”, disse o deputado Reni Pereira (PSB). “Alguns comentários tem que vir com comprovação. É preciso que se diga quem fez, quando e onde. Se não todos ficamos sob uma suspeição nem sempre justa”, reagiu o deputado Tadeu Veneri.

Canto manteve as declarações, mas alegou não ter como prová-las. “Se nem a Justiça consegue pegar o caixa dois, como é que eu vou conseguir”, justificou.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário